Exame do Cabelo

A Unidade Prestmo - RJ já está realizando o Teste do Cabelo exigido para a renovação das habilitações C, D e E. Basta procurar a clínica diretamente ou ligar para 21 2506-0100. A coleta é feita de segunda a sexta das 8h às 17h.

Conheça o teste:
 

O Exame do Cabelo é o único capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas com prazo retroativo de até 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação a uma eventual utilização de drogas. A análise de cabelo determina a presença de vestígios de drogas localizadas no interior de seus fios. O processo analítico detecta drogas e metabólitos que foram absorvidos e permanecem fixos no cabelo durante meses após o consumo.

Com o Exame do Cabelo, uma grande variedade de substâncias pode ser identificadas como anfetaminas, cocaína, maconha e opiáceos. Além disso, permite fazer o exame em cadáveres para perícias e exumações.

A análise é feita através de uma amostra de cabelos ou pelos do corpo, apenas uma pequena quantidade de material é suficiente para a realização do teste. O procedimento da coleta é indolor e não afeta o motorista fisicamente, a coleta não é invasiva ou contagiosa.

Tanto o cabelo como o pelo corporal, crescem a uma taxa razoavelmente constante de 1 cm por mês. Isto significa que uma amostra de 3 cm de comprimento, representa um período de aproximadamente 3 meses. Uma amostra de cabelo de 12 cm representa um perfil de uso de 12 meses. Em comparação com amostras de urina e saliva somente amostras de cabelo são capazes de determinar o uso de drogas por um período de meses ou anos.

título da matéria

Como a droga migra para o cabelo?

As substâncias se depositam no cabelo de várias maneiras, principalmente através da corrente sanguínea, mas também pode ocorrer através da transpiração e da oleosidade da pele.

Cada folículo de cabelo tem seu próprio suprimento de sangue.

À medida que o cabelo cresce, drogas e metabólitos são incorporados na porção interna do cabelo, conhecida como córtex e lá permanecem fixas.

Benefícios

- A concentração das drogas no cabelo é dez vezes maior que as encontradas em sangue e urina.

- As amostras podem ser colhidas dos pelos da cabeça, da barba, axila e pestanas.

- A amostra geralmente está disponível em grandes quantidades.

- Inexistência de risco de adulteração.

- A coleta do material não é invasiva nem contagiosa, não prejudica a estética do candidato e é indolor.

- O armazenamento despreza a necessidade de refrigeração, ao contrário de outros materiais, como urina e sangue.

- Ampla janela de detecção: possui uma janela de detecção mínima de 90 dias para o uso repetitivo de drogas.

A análise de droga em cabelo inclui:

Anfetaminas: Anfetamina, Metanfetamina, MDMA (Ecstasy), MDA, MDEA, MBDB.

Benzodiazepínicos: Alprazolam, Clonazepam, Diazepam, Lorazepam, Midazolam, Nitrazepam, Nordiazepam, Oxazepam, Temazepam.

Canabinóides (Maconha): delta9-tetrahidrocanabinol (THC), Canabinol, Canabidiol e metabólito.

Cocaína (inclusive o Crack): AEME, Benzoilecgonina, Cocaetileno, Cocaína, Norcocaína.

Opiáceos e Opióides: 6-acetilmorfina, Acetilcodeína, Codeína, Dihidrocodeína, Heroína (diacetilmorfina), Morfina,Fentanil, Meperidina.

Hipnóticos e Sedativos: Zopiclone, Zolpidem.

Outras Substâncias como: LSD, Metadona, EDDP, PCP (Fenciclidina), Tramadol, Desmetil Tramadol, Quetamina, Norquetamina entre outras.

Horário da coleta

A coleta é feita de segunda a sexta, das 8h às 17h na unidade Prestmo - RJ. Mais informações pelo telefone 21 2506-0100

Atenção:

É importante ressaltar que a Resolução 517 já entrou em vigor, criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e que exige de motoristas de caminhões, ônibus e vans a apresentação de testes toxicológicos como condição para obter ou renovar a carteira de habilitação nas categorias C, D e E.

A apresentação de testes realizados com base na análise de amostras de cabelo e pelos corporais vem sendo exigidas também por diversos órgãos governamentais como requisito para admissão de candidatos aprovados em concursos de carreiras públicas.